Manual controle interno tcesp

Instrução 02/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Manual Básico: Controle Interno do Município do manual controle interno tcesp TCESP.. Em seguida, fizeram uma análise comparativa entre as diferentes práticas de controle interno no Tribunal de Contas da União (TCU), no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) e no TCMSP. 1º - Subordinam-se a estas Instruções, de acordo com suas especificidades, e, no. Este Manual tem como base a Instrução Normativa nº. - Manual da Diretoria de Controle Interno – Tribunal de Justiça de São Paulo – - Manual de Controle Interno – Controladoria Geral do Estado de Tocantins. Com este manual, a Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União busca orientar os gestores e servidores públicos federais quanto à TCE, considerando as manual controle interno tcesp suas características, os pressupostos para a instauração do. A TCE pode igualmente ser manual controle interno tcesp instaurada por recomendação dos órgãos de controle interno (art.

Data 29/03/ (sexta-feira) Horário 10h às 13h Local Plenário "José Maria Matosinho" Objetivo Orientar gestores e agentes públicos sobre temas relevantes à administração publica, como transparência, controle interno e acesso à informação.01/04/15 – SÃO PAULO - Com a finalidade de regulamentar a estrutura de controle interno nos municípios paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atualizou a edição do ‘Manual Básico – O Controle Interno do Município’, publicação voltada aos municípios jurisdicionados da Corte de Contas paulista. Av. Controle Interno, foram priorizadas algumas atividades, não contemplando neste Plano de Roteiro exemplificativo sugerido pelo TCESP para realização das avaliações internas pelo Departamento de Controle Interno. O TCU se destacou com a melhor estrutura para a efetivação do controle [HOST]s: 1. Documentos a serem enviados ao TCESP O responsvel pelo controle interno disponibilizar cpia de manual controle interno tcesp todos os relatrios e pareceres exarados no ms, em cumprimento s obrigaes dispostas no artigo 35 da Constituio Estadual c/c pargrafo nico do artigo 14 e artigo 26 da Lei Complementar no / Sistema de Controle Interno da Unesp integrará processos de gestão. manual de controlo/controle interno dos oeci-cplp Índice nota de apresentação 4 capÍtulo i - competÊncias e finalidades dos organismos estratÉgicos de controlo/controle interno 7 capÍtulo ii – objectos/objetos e abrangÊncia da atuaÇÃo dos organismos estratÉgicos de controlo/controle interno 8 1. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC) e do Grupo de Trabalho Interinstitucional GT A, realizam, no dia 07 de novembro, a apresentação do EAD Fiscalização do Cumprimento do Art.

º Âmbito de aplicação 1. Manual de Auditoria Relacionamento: Auditoria Interna e Auditoria Externa. Este Manual foi elaborado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Coordenadoria do Tesouro Estadual (CTE), da Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz-PE), com a finalidade de auxiliar os gestores públicos quando da execução da despesa, no âmbito do Poder Executivo estadual. Ferramenta que permite aos jurisdicionados solicitar e receber, . Artigo 2. Espaço do Controle Interno.

manual controle interno tcesp O cidadão hoje reivindica — manual controle interno tcesp com legitimidade — o. CURSO EM PDF [HOST] –CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TCE-SP Prof. Canal direto de interação entre o TCEMG e o controle interno do jurisdicionado, objetivando o fortalecimento das ações promovidas pelas controladorias. pública responsável pelo controle de recursos públicos (financeiros, materiais e humanos), visando prevenir e evitar ilegalidades, falhas não intencionais, corrupção, descaso, desperdício e o uso pessoal da máquina estatal.

. Manual de Controle Interno na Administração Públiuca 1. O trabalho foi realizado manual controle interno tcesp com o objetivo de analisar as ferramentas de controle interno de uma empresa prestadora de serviço. 76 a – O Decreto-Lei n. controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. Este Manual foi elaborado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Coordenadoria do Tesouro Estadual (CTE), da Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz-PE), com a finalidade de auxiliar os gestores públicos quando da execução da despesa, no âmbito do Poder Executivo estadual. 31, 70 e 74 CF, bem como art. 1º - Subordinam-se a estas Instruções, de acordo com suas especificidades, e, no.

Seminário de Controle Interno realizado pelo Tribunal em , e foi reimpresso e atualizado em dezembro de Redigido em linguagem simples, clara e objetiva, o manual é uma fonte ágil de consulta por parte de contabilistas, orçamentistas, Procuradores, ordenadores de despesa e agentes do controle interno, externo e social. 51, inciso IV, da Constituição do Estado de Rondônia. Rangel Pestana, - Centro São Paulo/SP CEP - PABX: manual bÁsico o controle interno do municÍpio tribunal de contas do estado de sÃo paulo setembro de [HOST] 1 10/7/13 pm. 01/04/15 – SÃO PAULO - Com a finalidade de regulamentar a estrutura de controle interno nos municípios paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atualizou a edição do ‘Manual Básico – O Controle Interno do Município’, publicação voltada aos municípios jurisdicionados da Corte de Contas paulista. - Manual de Controle Interno – Prefeitura Municipal de Guarujá – - Manual do Sistema de Controle Interno do Município de Cascavel – Portaria / CONTROLE INTERNO Com a Jurisprudência, Instruções e Comunicados do TCE tribunal de contas do estado de são paulo Manual básico Controle [HOST] 1 14/10/16 Art.

Em consonância com os dispositivos constitucionais previstos no art. Com este espírito, foi elaborado o Manual . de controle interno, bem como o cumprimento das diretrizes governamentais a fim de evitar a ineficiência, a má aplicação dos recursos públicos e atos de improbidade administrativa, e com este objetivo, lançou em , a 1ª edição do MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO GESTOR PÚBLICO que foi distribuído aos Gestores Públicos –. Alexandre Teshima e Prof. A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Registramos que a legislação mencionada neste trabalho é aquela vigente na data da publicação deste manual, sendo necessário atentar para as futuras alterações que vierem a ocorrer. Coautor do Manual de Licitações, Contratos e manual controle interno tcesp Exames Prévios de Editais, publicado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo / Coautor do Manual de Controle Interno dos Municípios, publicado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo / Manual de Controle Interno Metodologia Mapeamento dos processos das áreas Identificação de Riscos Criação de Pontos de Controle Monitoramento Relatórios Proposta de Plano de Ação Análise e validação das minutas propostas; Revisão e adequação do manual de controle interno realizada por grupos e dividido por áreas. Por sua vez, os Órgãos Setoriais e Seccionais do SAGRH têm como competência o desempenho das atribuições e atividades relacionadas à gestão de.

e-CERTIDÃO. Oct 16,  · Manual de orientação sobre implantação do Índice manual controle interno tcesp de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) O sistema de controle interno . Manual para os Gestores de Contratos da Administração Pública Estadual 4 APRESENTAÇÃO A Superintendência de Controle Interno da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás – SCI tem como missão proporcionar economi cidade, eficiência, eficácia.

controle interno para apreciação e emissão de parecer, conforme Instrução Normativa nº 2/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. controle interno para apreciação e emissão de parecer, conforme Instrução Normativa nº 2/ do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou supressões por motivo de força maior, ficando a cargo do Gran Cursos Online as devidas modificações. manual controle interno tcesp Espera-se que a experiência decorrente da manual controle interno tcesp aplicação deste manual possa promover.

º Objectivos O presente Manual estabelece um conjunto de regras que definem os métodos e procedimentos de controlo interno, a adoptar manual controle interno tcesp por todos os serviços dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria. Rangel Pestana, - Centro São Paulo/SP CEP - PABX: MANUAL DE INDICADORES E AÇÕES DO PPA Apresentamos na sequência o PPA dessa secretaria, com suas executando e coordenando procedimentos de Controle Interno e Auditoria. Close. 64, de 22 de dezembro de Fixa os prazos para entrega dos Relatórios Semestrais e das propostas de Comunicações de Irregularidades pelas Inspetorias de Controle Externo deste Tribunal, em atendimento aos §§ 3º e 5º, do art. Existem extratos eletrônicos que facilitam a conciliação bancária e reduzem a chance de erros.

DEPARTAMENTO DE CONTROLE INTERNO metodologia de cálculo indicado no Manual do IEG-M/TCESP disponível no tópico Documentação desta página. CONTROLE INTERNO Com a Jurisprudência, Instruções e Comunicados do TCE tribunal de contas do estado de são paulo Manual básico Controle [HOST] 1 14/10/16 Com manual controle interno tcesp este manual, a Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União busca orientar os gestores e servidores públicos federais quanto à TCE, considerando as suas características, os pressupostos para a instauração do. SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA para atender aos arts. A função, portanto, do TCE/PE é potencializar e tornar eficazes as ações dos gestores públicos. Até 28/ Manual de orientação do Indice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) manual controle interno tcesp Issuu company logo.

50, III, da Lei /92) ou por determinação do próprio Tribunal, nos casos de omissão na prestação de contas ou inércia na instauração da TCE pelo manual controle interno tcesp gestor. MANUAL DA DIRETORIA DE CONTROLE INTERNO 1 manual controle interno tcesp de 60 Apresentação É com grande satisfação que apresentamos o presente manual, que visa orientar e auxiliar os integrantes da unidade de Controle Interno deste Tribunal de Justiça na execução de suas funções cotidianas, servindo. 02/ (TC-A//07) – Área Municipal do Tribunal de Contas de Contas do Estado de São por integrantes do respectivo sistema de controle interno.

Manual de Classificação da Despesa Pública. contas no âmbito do Controle Interno de cada Órgão, sobre a utilização adequada desse regime na realização das despesas públicas. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE manual controle interno tcesp SÃO PAULO UUINSTRUÇÕES Nº 02/ (TC-A//16) LIVRO I - DOS JURISDICIONADOS Art. controle, que vem se aproximando dos demais órgãos e entidades do poder público estadual, por meio da organização de seminários, promoção de cursos, treinamentos e palestras, além de frequentes orientações aos administradores públicos.

e pelo sistema de controle interno de cada Poder (grifamos). TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO UUINSTRUÇÕES Nº 02/ (TC-A//16) LIVRO I - DOS JURISDICIONADOS Art. 38 § um. Assim, surgi o Índice de Efetividade da Gestão Munici- Manual de Auditoria de Resultados do Tribunal de Contas Europeu 2 A priorização considerou a jurisprudência do TCESP e as disposições norma-tivas da Lei nº /64 e Lei Complementar nº /00 (Lei de Responsabilidade. 54, § um. Seminário de Controle Interno realizado pelo Tribunal em , e foi reimpresso e atualizado em dezembro de Redigido em linguagem simples, clara e objetiva, o manual é uma fonte ágil de consulta por parte de contabilistas, orçamentistas, Procuradores, ordenadores de despesa e manual controle interno tcesp agentes do controle interno, externo e social.

Há alguns modelos de Conciliações Bancárias, mas todos partem do mesmo. manual controle interno tcesp Nos próximos dias 02 e 03 de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza, por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), o II Seminário “Controle das Políticas Públicas manual controle interno tcesp de Eficiência Energética”, no Auditório Romildo Bolzan (Rua Sete de Setembro, ). Posteriormente, esta ficará à disposição dos órgãos de controle para a averiguação da regularidade e observância manual controle interno tcesp das legislações. 3º O Catálogo de Controle Interno, que compõe o Manual de Normas e Procedimentos do Sistema Integrado de Controle Interno, é elaborado em módulos identificados conforme Anexo I deste Decreto. O Controle Interno: tem obrigação de fiscalizar a conformidade entre os atos praticados pelos agentes públicos e os princípios legais estabelecidos, auxiliando o gestor na correta aplicação dos recursos, garantindo que os mesmos se traduzam efetivamente em bens e serviços públicos que beneficiem. Com o objetivo de fortalecer seu caráter pedagógico, o Tribunal de Contas do orientação está na página do tcesp [HOST] Manual . - GERÊNCIA GERAL DE CONTROLE INTERNO, AUDITORIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS (GGCAP): É a gerência da Controladoria Geral do Município responsável pela fiscalização da aplicação.

a ação iscalizatória exercida pelo Controle Externo. Luis Gustavo 1 AULA 1 Saudações queridos alunos, eu sou o [HOST]DRE TESHIMA e estou aqui para ajudá-los com as matérias NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO, NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Instrução Normativa n. Alexandre Teshima 1 AULA 1 APRESENTAÇÃO Saudações queridos alunos, eu sou o Prof.

Oct 16, · Manual de orientação sobre implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) O sistema de controle interno faz uso dos. 59 da LRF, art. Posteriormente, esta ficará à disposição dos órgãos de controle para a averiguação da regularidade e observância das legislações. Manual para os Gestores de Contratos da Administração Pública Estadual 9 manutenção constante do manual, em parceria com nossos leitores, com vistas a uma melhoria contínua e atualização em face da legislação que rege os temas. DEPARTAMENTO DE CONTROLE INTERNO IEGM INDÍCE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL INSERÇÃO DE DADOS () metodologia de cálculo indicado no Manual do IEG-M/TCESP disponível no tópico Documentação desta grau na nota geral do IEGM/TCESP, quando não ocorrer o atingimento da aplicação de 25% na Educação;. SAC contato@[HOST] [HOST] Local Em breve Investimento Inscrições até o dia 08/08/ à mesma fonte pagadora, a manual controle interno tcesp LICIDATA concederá cortesia para. O Sistema de Controle Interno da Unesp integrará todo o processo de gestão, de forma estruturada, para o enfrentamento de riscos, além de fornecer razoável segurança para a realização da missão, dos objetivos e das metas institucionais, respeitando-se os princípios manual controle interno tcesp constitucionais da .

Para Implantação do Sistema de Controle Interno” Abertura do Processo nº / – criação da Instrução Normativa – IN / manual controle interno tcesp que dispõe sobre as “Rotinas e Procedimentos de Gerenciamento e Controle manual controle interno tcesp do Uso da Frota de Veículos e de Combustível na Prefeitura Municipal de Vinhedo”.º /00), nos Artigos 54, Parágrafo Único e 59, que assim expressam: Art. mas não menos importante, órgãos de controle e cidadãos ganham ainda mais legi-timidade para cobrar retidão e excelência de agentes políticos e servidores. manual de controle interno têm como fonte os manuais da SEA, sempre com vistas à uniformização das atividades de execução e controle interno. CONTABILIDADE PÚBLICA [HOST] –TCE-SP Prof.

74 da Constituição Federal e no art., art. Interno, Auditoria e Prestação de Contas - GGCAP, definir o processamento, acompanhar a realização e analisar os processos de Tomada de Contas Especial – TCEsp, instaurados no âmbito do Poder Executivo Municipal.

/67 prevê a atuação do controle das atividades da Administração Federal em todos os níveis e em todos manual controle interno tcesp os órgãos, para fiscalizar a utilização de recursos e a execução de. Mais do que isso: como o art. Av. o conceito para a iniciativa advém do Manual de Governança Pública, editado. Sistema de Controle Interno, sendo a manual controle interno tcesp auditoria o controle interno fiscalizatório.

74 da Constituição Federal e no art. manual controle interno tcesp TCE-RS promove evento sobre ensino da cultura afro-brasileira e indígena. MANUAL DE GESTÃO PATRIMONIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL “A Cortesia, a boa vontade, o CUIDADO e CONSIDERANDO que em suas ações o Controle Interno utiliza-se de técnicas de trabalho, para consecução de suas finalidades, como a auditoria. 75 estende as regras pertinentes ao controle realizado pelos tribunais de contas aos Estados e, tendo o controle interno a função de apoiar o externo, em homenagem à simetria que deve nortear a estrutura do controle, é correto assentar que também as unidades federadas devem possuir sistema de manual controle interno tcesp controle interno. • Sou coautor do “Manual manual controle interno tcesp de Controle Interno” e do “Manual de Licitações, Contratos e Exames Prévios de Editais”, ambos publicados pelo TCESP. Manual de Auditoria Relacionamento: Auditoria Interna e Auditoria Externa. E o adjetivo “interno” quer dizer que, na Administração Pública, o controle será exercido por servidores da própria entidade auditada, conforme as normas, regulamentos e procedimentos por ela própria determinada, em consonância, óbvio, com os preceitos gerais da Constituição e das leis que regem o setor público” (Manual Básico, o Controle Interno do Município. MANUAL DE AUDITORIA INTERNA (MAI) Edição Maio/ PREFEITURA MUNICIPAL Em consonância com o Comunicado SDG nº 32/ do TCESP2, o Departamento de Auditoria busca ainda, contribuir para a implantação do Sistema de Controle Interno no Município de Campinas, no qual todos os órgãos instituam ou aprimorem suas estruturas e ações.

Sistema de Controle Interno, manual controle interno tcesp sendo a auditoria o controle interno fiscalizatório. § 4o Os saldos de convênio, enquanto não utilizados, serão obrigatoriamente aplicados em cadernetas de poupança de. (TCESP), Paulo Massaru Uesugi Sugiura. 51, inciso IV, da Constituição do Estado de Rondônia. Repasses de Dinheiros Públicos Dos Deveres e Obrigações •A prestação de Contas é dever imprescindível dos gestores e de todos aqueles que gerem recursos ao TCESP, os documentos da prestação de contas também.

Da Lei Orgânica do TCESP e Lei. manual bÁsico o controle interno do municÍpio tribunal de contas do estado de sÃo paulo tribunal de contas do estado de sÃo paulo setembro – manual bÁsico o controle interno do municÍpio tribunal de contas do estado de sÃo paulo setembro de manual controle interno tcesp [HOST] 1 10/7/13 pm. TCE-RS promove seminário sobre Eficiência Energética. do Regimento Interno e dá outras providências. ¤ ¤ ¤ ¢£ ¤¥ ¢£ ¤¥ ¢£ ¡ ¡ ¢£ ¡ ¢£ ¡ ¡ Manual de Orientação sobre Sistema de Controle Interno na Administração Pública Municipal ¤¥ ¤ ¢£ ¤¥ ¢£ ¡ ¡ ¢£ ¡ ¤ ¢£ ¤¥ ¡ ¢£ ¡ 1 2.

contas no âmbito do Controle Interno de cada Órgão, sobre a utilização adequada desse regime na realização das despesas públicas. MANUAIS.A atividade de manual controle interno tcesp fiscalização dos governos, na atualidade, exige dos órgãos de controle bem mais que a aferição da conformidade com as normas de execução orçamentária e de regularidade das despesas. O Controle Interno do Tribunal de Contas constitui unidade vinculada à Presidência e visa orientar a Administração Superior para a correta gestão dos recursos públicos no âmbito do órgão, preservando os interesses da Instituição e prevenindo a ocorrência de irregularidades, por intermédio do acompanhamento contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial. Aplicativo do TCESP permitirá ao cidadão fiscalizar ensino público outubro 11, TCESP lança ferramenta que acompanha receitas e gastos do Estado e municípios. "Com a finalidade de regulamentar a estrutura de controle interno nos municípios paulistas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atualizou a edição do ‘Manual Básico – O Controle Interno do Município’, publicação voltada aos municípios jurisdicionados da Corte de Contas paulista. E o adjetivo “interno” quer dizer que, na Administração Pública, o controle será exercido por servidores da própria entidade auditada, conforme as normas, regulamentos e procedimentos por ela própria determinada, em consonância, óbvio, com os preceitos gerais da Constituição e das leis que regem o setor público” (Manual Básico, o Controle Interno do Município.

Manual de Procedimentos e Controlo Interno Artigo 1. Se um lançamento não tiver sido compensado pelo banco, ele deve ser, de alguma forma, destacado no controle financeiro. MANUAIS. 07 DISTINÇÕES: Este manual é uma produção da CGM, para fins de uniformização dos procedimentos a Gerência Geral de Controle Interno, Auditoria e Prestação de Contas – GGCAP (Edifício Sede da Prefeitura do Recife, 14º andar), e posteriormente encaminhado. Manual de orientação do Indice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) Issuu company logo.

Artigo 35 - Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: (grifei) () Além disso, também há previsão do Controle Interno na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n. Em consonância com os dispositivos constitucionais previstos no art. O controle interno vem sendo cada vez mais explorado dentro das instituições como uma ferramenta de gestão, com a qual o controller absorve o máximo de informações administrativas e toma decisões. Close.

estiver no controle financeiro. controle interno no âmbito da Administração em seus arts. Manual de Classificação da Despesa Pública. § 1º Os módulos do Catálago de Controle Interno manual controle interno tcesp serão compostos por Decretos, Instruções Normativas, Manuais e Cartilhas. Auditoria busca ainda, contribuir para a implantação do Sistema de Controle Interno no Município de Campinas, no qual todos os órgãos instituam ou aprimorem suas estruturas e ações tendo em vista, além das atividades inerentes à gestão, atividades de controle interno mitigadoras de riscos, onde. Distinções e Semelhanças entre TCEsp, PAD e Sindicância . e-TCESP - Sistema de Processo Eletrônico do TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), é um programa de computador que pode ser utilizado através da Internet e permite a completa substituição do papel por autos processuais digitais. Mais adiante a Carta Magna, em seu artigo 74, estabelece: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, o sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a exe-.

Mostrando 3 de 55 conteúdo(s) encontrado(s). A exigência legal da criação do Controle Interno advém de cláusula constitucional e alcança as entidades integrantes da Administração Pública Direta ou Indireta, nos termos do artigo 70 da Constituição Federal, in verbis: Art. manual controle interno tcesp sobre servidores de outros órgãos e entidades (Atos da comissão - Item 14 do Manual de TCEsp). Registramos que a legislação mencionada neste trabalho é aquela vigente na data da publicação deste manual, sendo necessário atentar para as futuras alterações que vierem manual controle interno tcesp a ocorrer. Tornada de Contas Especial — (manual) Reuniões diversas IEGM Exercício - Acompanhamento inserção de dados pelas. Alexandre Teshima e estou aqui para ajudá-los com a disciplina CONTABILIDADE PÚBLICA para o cargo de Agente de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE-SP DIFERENCIAL: Este curso contempla .


Comments are closed.